Robô NAO

Um mundo de possibilidades

O NAO é um robô humanóide, capaz de cantar, dançar, andar e conversar. Fabricado pela francesa Aldebaran Robotics, é considerado como um dos mais avançados robôs da atualidade. O robô foi criado com o objetivo de contribuir para o bem estar da humanidade. Atualmente, seu uso está vinculado ao ensino e à pesquisa em Robótica e Inteligência Artificial, em instituições de todo o mundo, principalmente no que diz respeito à interação com humanos e objetos.

Apesar dos seus 57 cm de altura, o NAO é equipado com câmeras, microfones, autofalantes e vários sensores, entre eles, sensores táteis, de pressão e sonares. Tudo isso permite que ele reconheça face, voz e expresse emoções, fazendo com que a programação da sua capacidade de interação seja contínua, em constante evolução.

A plataforma de programação do NAO vai do nível mais elementar, até o mais complexo, permitindo que seja utilizado como ferramenta de ensino e de aprendizagem com crianças, jovens e adultos.

 

Educação

Por que ensinar com robôs?

A utilização do Robô NAO permite que as salas de aula de hoje estejam preparadas para o futuro.

O NAO é um robô humanóide amplamente utilizado para fins acadêmicos em todo o mundo. No Brasil, a tecnologia também será utilizada na educação básica.

A Robótica é uma das mais recentes inovações tecnológicas. Quando utiliza um robô humanóide, oferece situações de aprendizagens ideais, porque permite a conexão entre a teoria e a prática.

Por meio dos desafios lançados às equipes de alunos, o uso do robô possibilita a superação de obstáculos interessantes, tais como: locomoção/movimento, áudio, vídeo, processamento de sinais, reconhecimento facial, de voz e muito mais.

O robô humanóide NAO é totalmente interativo e em constante evolução, além de ser uma plataforma confiável para o ensino em diferentes níveis.

Ele também permite aos professores inserir o trabalho em equipe, a gestão de projetos, resolução de problemas e habilidades de comunicação em um ambiente estimulante, além de oferecer a flexibilidade para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Universidades

Presente em grandes universidades e laboratórios, o NAO já está sendo usado em pesquisas avançadas na área da Robótica e Ciência da Computação, bem como na Psicologia e terapia com autistas. Ele já provou a sua capacidade de acompanhar pesquisadores em todo o seu trabalho e ajudar a encontrar resultados tangíveis.

O NAO é excelente para experimentos e para investigação, em todos os níveis de ensino. Tem sido utilizado nas áreas de Ciência da ComputaçãoEngenharia da Computação e Sistemas de Informação tornando esses cursos mais motivantes e interativos.

É uma ferramenta que ajuda o professor e seus alunos a produzirem resultados satisfatórios rapidamente, permitindo que os alunos apreciem a Ciência da Computação e a Matemática aplicadas na prática.

O NAO permite que qualquer programação projetada por professores e alunos sejam executadas, enriquecendo o processo de aprendizagem e experiência de pesquisa dos alunos.

NAO e o Autismo

O NAO vem sendo utilizado para estudos a respeito da robótica-autismo.  Os resultados sugerem que as crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), quando interagem com robôs, realizem determinados comportamentos sociais que não são observados quando interagem com outras pessoas.

NAO e Alzheimer

Há uma excelente perspectiva para a imensa maioria dos pacientes portadores da doença de Alzheimer. Estudos sugerem que a estimulação cerebral profunda pode promover grande melhora e mudar drasticamente a qualidade de vida das pessoas com esta doença.

Por exemplo, os robôs podem ser utilizados para pesquisa em busca de estratégias para ajudar pessoas com Alzheimer a ficarem menos abatidas e agressivas, assim como pode estimular a fazerem exercícios.

NAO e Estudos do desenvolvimento cognitivo

O NAO pode identificar pessoas específicas, reagir a comandos de voz e exibir gestos expressivos para se comunicar. Ele interage com os seres humanos por meio dos seus microfones, alto falantes, câmeras, sensores táteis, luzes (LED), mãos e movimentos corporais. Ainda possui reconhecimento de voz e de face, fala vários idiomas e tem um controle de voz ajustável. Por isso, é usado em projetos de pesquisa sobre a interação Humano-Robô em todo mundo.

“(…)Ele também pode avaliar o estado mental e emocional de um paciente através de comportamentos e conversas e sugerir atividades.” Jim Juola, professor de psicologia cognitiva da Universidade de Kansas.

Infantil e Fundamental

A Somai inova na educação auxiliando gestores e educadores a buscarem o que existe de melhor, visando, sempre, a integração da tecnologia com aplicabilidade educacional. Assim, elaborou o PIC – Programa de Integração do Conhecimento como uma proposta inovadora que busca por meio de formação contínua junto aos educadores encontrar novas estratégias de ensino e aprendizagem. Ter a formação de professores como foco central das ações do programa fundamenta-se no pressuposto que nenhuma ação ou mudança se efetiva na escola se não for através da transformação da prática pedagógica dos docentes. Assim, as ações articuladas do PIC são: Encontros presenciais A Somai oferece minicursos, workshops, dinâmicas e rodas de conversa com o objetivo de auxiliar na formação continuada dos educadores. Os temas são discutidos e planejados com as escolas parceiras da Somai. Essa é mais uma maneira de contribuir para a transformação da educação.  Atendimento Técnico Pedagógico  Para integrar as tecnologias da informação e comunicação às áreas de conhecimentos, a Somai, em conjunto com os educadores da escola, cria planos de ações para o melhor uso e aproveitamento das tecnologias em sala de aula, mantendo o foco no processo de ensino e aprendizagem.  Acompanhamento  constante  A reflexão sobre a prática é um dos principais foco da formação de professores. Para que ela seja permanente, a Somai oferece assessoria aos educadores no fazer pedagógico, com atividades compartilhadas de supervisão da prática. Também disponibiliza profissionais para acompanhar e atender os professores em projetos didáticos e estimular os alunos em atividades intra e extracurriculares. A Somai entende que educação e tecnologia são inseparáveis. O mundo contemporâneo é tecnológico. E, se é tecnológico, é interligado. Portanto, as ações do PIC faz a conexão entre a prática e a teoria. O programa está organizado em torno de quatro eixos articulados e integrados de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. São eles: valores, tecnologia, empreendedorismo e protagonismo. Os eixos organizadores se desenvolvem por meio de projetos didáticos e têm os temas transversais como conteúdos principais.

Ensino Médio

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) são áreas do conhecimento cada vez mais importantes neste mundo acelerado e altamente tecnológico. NAO_NextGen_Education_02-300x200Escolas de ensino médio de todo o mundo estão revolucionando o modo de ensinar através da incorporação da CTEM em seu currículo, atraindo alunos e pais por incluir estes avanços tecnológicos de forma divertida e acessível. Um robô humanóide pode fazer grande diferença na vida de um jovem nesta época em que está decidindo seu plano de carreira e sua formação universitária. A CTEM centra-se na aprendizagem de resolução de problemas, incentivando os alunos a trabalharem em equipes para participarem ativamente dos desafios e descobrirem soluções. E, um robô interativo que fala, dança e se move com equilíbrio, é uma ferramenta mais que adequada para explorar o mundo da CTEM. O NAO é programado com uma ferramenta de fácil uso, cujos comandos são representados por ícones, que permite aos alunos criarem e programarem diversos comportamentos que combinam gesto, movimento, som, música e fala. Permite, de uma forma lúdica, inserir situações problemas significativas, tais como: quais os princípios que o permitem reconhecer rostos? Ou, quais procedimentos ajudam-no a localizar e apontar uma bola de futebol? Por meio de projetos, os alunos aprendem, não somente uma grande variedade de programação robótica e princípios da Matemática, bem como valiosas habilidades sociais. É uma plataforma versátil usada para explorar uma ampla variedade de tópicos de pesquisa em Robótica, bem como Ciência da Computação, interação homem-máquina e as Ciências Sociais. Esse robô é totalmente programável e tem um ambiente adequado mesmo para alunos com nenhuma experiência em programação. Os vários sensores, seu tamanho conveniente e aparência atraente, combinados com software sofisticado, fazem dele um robô humanóide ideal para variados usos na educação básica.

Robocup e NAO

Standard Platform League – a Liga NAO A RoboCup é uma competição internacional de Robótica, criada em 1997, como um veículo para promover a Robótica, pesquisas em Inteligência Artificial e a educação científica e tecnológica, oferecendo desafios significativos que agradam ao público em geral. O objetivo final é, até meados do século XXI, constituir uma equipe de robôs humanóides de jogadores de futebol, totalmente autônomos e capazes de vencer uma partida contra o vencedor mais recente da Copa do Mundo, utilizando as regras oficiais da FIFA. A Federação RoboCup tem competição em quatro domínios principais:

  • RoboCup Soccer
  • RoboCup Rescue
  • RoboCup @ Home
  • RoboCup Júnior

Cada uma dessas ligas inclui uma série de subligas. A subliga mais famosa é a Standard Platform League, participante da RoboCup Soccer. O maior foco da competição da RoboCup Soccer é o jogo de futebol, cujos gols são planejados e realizados pelo trabalho conjunto de vários robôs totalmente autônomos. Desde a edição de 2008, em Suzhou, China, todas as equipes da Standard Platform League usam robôs NAO idênticos. Neste período, o campeonato substituiu o grande sucesso de quatro patas, o robô-cão Sony AIBO, pelo humanóide NAO, da Aldebaran Robotics. Em 2010, a Federação RoboCup renovou a sua confiança na Aldebaran, ampliando o acordo de parceria até 2013. Na última edição de 2011, em Istambul, 28 equipes de 19 países participaram da competição. Em 2012, a competição será realizada na Cidade do México. Competições regionais também são organizadas para permitir que equipes, ainda não qualificadas, possam se juntar à Standard Platform League e se familiarizarem com a competição. Algumas dessas competições regionais:

  • German Open
  • China Open
  • USA Open

Eventos

A Robótica será a revolução tecnológica do século XXI, assim como o automóvel foi na virada do século XX.

A Somai – Tecnologia e Educação comercializa e capacita tecnicamente os usuários na utilização dos robôs humanóides autônomos, da educação básica à universidade, grupos de pesquisa e empresas. Tornamos sonhos em realidade, fornecendo robôs para o seu evento especial.

Além de ser uma plataforma de pesquisa avançada em campos tão diversos como a Ciência da Computação, Inteligência Artificial e Psicologia, o design atraente do NAO fascina e estimula  a interação.

Ele adora conversar, dançar e se divertir. Impressione seu público com o robô NAO!

Vídeos NAO

NAO na mídia

Japão premia robótica do Recife

25 de outubro de 2016 – Diário de Pernambuco

 

Equipe de robótica do Recife recebe prêmio do governo japonês

24 de outubro de 2016 – Folha PE


Robô desenvolvido na USP ensina matemática para estudantes em São Carlos

03 de outubro de 2016 – Globo G1


Hoje é dia de robô: Robô em ação

27 de agosto de 2016 – Rede Globo – Como será?

Campus Party abre as portas com reverência dos robôs NAO da PCR

20 de agosto de 2016 – Prefeitura do Recife

Feira Nerd é atração em Volta Redonda – RJ

25 de julho de 2016 – Rede Globo – RJ TV

Alunos do ProJovem terão aula de Robótica a partir de setembro no Recife

 22 de julho de 2016 – Prefeitura do Recife

NAO, o robô da IBM que “aprende” com as pessoas

21 de junho de 2016 – IBM – Canaltech Youtube

Robôs da Jaguar fazem a alegria das crianças em hospital

30 de maio de 2016 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (RJ)

 Varginha (MG) – Jornal Cidade

17 de maio de 2016 – Jornal Cidade – Varginha (MG)

Robô que dança e até conversa é destaque de Congresso Internacional em Varginha (MG).

17 de maio de 2016 – G1 Globo.com (EPTV – Minas Gerais)

Estudantes de Volta Redonda se preparam para participar de competição de robô na Alemanha

11 de maio de 2016 – G1 Globo.com

Crianças e adolescentes se empolgam com aulas de robótica nas escolas.

 06 de abril de 2016 – G1 Globo.com

Recife recebe exibição de filmes e palestras sobre o autismo.

06 de abril de 2016 – G1 Globo.com

Robôs estimulam crianças com autismo em escolas públicas do Recife.

02 de abril de 2016 – Diário de Pernambuco

Robôs humanoides ajudam autistas.

02 de abril de 2016 – Diário de Pernambuco  

Robô que dança e conta histórias é atração na Bienal do Livro do Rio

06 de setembro de 2015 – G1 – Globo.com

Robô humanoide NAO dá as boas vindas aos participantes da Campus Party

24 de julho de 2015 – Prefeitura do Recife  

Estande da PCR traz atividades gratuitas para a Open Campus

24 de julho de 2015 – Unidade de Tecnologia

Robô NAO na Campus Party Recife 2015

24 de julho de 2015 – Jornal do Commercio  

Educação com olhar no futuro

23 de julho de 2015 – Jornal Correio do Povo  

Robôs programados por alunos da rede municipal do Recife estarão na Campus Party

22 de julho de 2015 – NETV – Rede Globo

Alunos da rede municipal participam da abertura da Campus Party Recife

22 de julho de 2015 – TV Jornal – UOL

Robô consegue resultados positivos em teste de autoconsciência

20 de julho de 2015 – Jovem Nerd

Treinamento do Robô humanoide NAO realizado pela SOMAI

06 de julho de 2015 – Eniac

 

Universidade Tuiuti – Feira de tecnologia – Paraná

08 de maio de 2015 – Bom dia Paraná – Rede Globo

Robô ajuda a ensinar alunos de escola curitibana

29 de abril de 2015 – Gazeta do Povo

Escola de Curitiba inova na educação e investe em robô professor

23 de abril de 2015 – RIC Mais

Robôs futebolistas treinam no Irã para enfrentar humanos no futuro

16 de abril de 2015 – Folha de São Paulo

Veja o robô que ajuda crianças a serem alfabetizadas em inglês e português

16 de abril de 2015 – Programa da Tarde – Rede Record

 

Robôs mudam a rotina escolar em Curitiba

15 de abril de 2015 – Bem Paraná Tecnologia

 

Alunos autistas têm 1ª aula com robôs humanoides

09 de abril 2015 – Prefeitura de Recife

Alunos autistas começam a ter aulas com robôs humanoides

08 de abril de 2015 –  Prefeitura de Recife

Crianças aprendem a escrever ‘ensinando’ robôs.

09 de março de 2015 – Olhar Digital  

 

Professores recebem formação para atender alunos da Educação Especial

06 de março de 2015 – Prefeitura de Recife

NAO, o robô que diverte e ensina programação.

19 de fevereiro de 2015 – PorVir o futuro de aprende

 

Campus party faz discussão de ensino de programação em palestras

12 de fevereiro de 2015 – InfoGeekie

 

Escola do ABC adquire Robô Humanoide para complementar ensino.

03 de fevereiro de 2015 – ABC do ABC  

 

Secretaria de Educação lança nova linha de robótica para alunos do Ensino Fundamental

05 de dezembro de 2014 – Prefeitura de Recife

 

Escolas apostam em telescópios e robôs para atrair alunos

01 de dezembro de 2014 – Terra

 

ParanáTIC 2014

05 de novembro de 2014 – ParanáTIC 2014

 

Robô NAO visita UTP e vira queridinho dos alunos

31 de outubro de 2014 – Universidade Tuiti do Paraná

 

Robô é atração em encontro tecnológico

30 de outubro de 2014 – Bem Paraná – Tecnologia

Robô canta e dança em encontro de tecnologia

30 de outubro de 2014 – Bem Paraná – Tecnologia

Universidade Positivo recebe maior evento paranaense de tecnologia da informação

29 de outubro de 2014 – Ric Mais – Record

Robô inteligente auxilia no tratamento do autismo e no cuidado de idosos

22 de outubro de 2014 – Rede Globo – G1

 

Robôs fazem simulações de resgate, dançam e até jogam futebol na USP

21 de outubro de 2014 – Rede Globo – G1

TV Cultura – USP recebe a 8ª Olimpíada Brasileira de Robótica em São Carlos.

21 de outubro de 2014 – Tv Cultura – USP São Carlos

Exposição tem robôs jogando futebol e fazendo serviços de casa na USP São Carlos

21 de outubro de 2014 – Rede Globo – EPTV 2ª Edição

Robôs dançam maracatu na abertura da Semana de Tecnologia no Recife

14 de outubro de 2014 – Mundo Bit

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda

12 de outubro de 2014 – Globo – Pernambuco

Vanguarda Mix: Kelly Maria apresenta um robô e uma causa muito nobre

11 de outubro de 2014 – Globo – Vanguarda Mix

Vanguarda Mix – Robô

11 de outubro de 2014 – Globo – Vanguarda Mix

Robô NAO auxilia no tratamento crianças brasileiras com autismo

06 de outubro de 2014 – Mundo Bit – UOL

Autistas interagem com robô que auxilia tratamento

04 de outubro de 2014 – Jornal Estado de São Paulo

Pesquisadores fazem próteses de pé e tornozelo com madeiras do Amazonas

27 de setembro de 2014 – Jornal Hoje – Rede Globo

TECNOLOGIA EM LIBRAS – Robô Mensageiro

24 de setembro de 2014

Caravana Humanoide.

09 de setembro de 2014

Caravana dos Humanoides NAO foi positivo.

05 de setembro de 2014

 

Entrevista da Caravana de Robôs em Recife.

04 de setembro de 2014 – Jornal da Clube – Recife.

Robôs humanoides iniciam caravana pelas escolas e creches do Recife.

02 de setembro de 2014

Quinhentas crianças receberam visita de robôs humanoides nas creches municipais.

02 de setembro de 2014 – Recife

 

Secretaria de Educação do Recife dá início a caravana de robôs humanoides nas creches nesta terça.

02 de setembro de 2014 – Recife

Escola de Mossoró vai usar robô em sala de aula como recurso pedagógico.

28 de agosto de 2014 – Mossoró – Rio Grande do Norte

Robô NAO é mais novo aliado no ensino de robótica para crianças e adolescentes

julho 2014

 

Equipe da UnB é premiada em competição internacional de robôs

30 de julho de 2014 – UNB – Brasília

Robôs educativos são apresentados em evento na Capital

25 de julho de 2014 – TV Globo – Rede Paraíba

Alemanha chega à final da Copa do Mundo de robôs

24 de julho de 2014 – TV Globo – Rede Paraíba

 

Empresa de Santo André participa do Campus Party em Recife

24 de julho de 2014 – Diário do Grande ABC

 

Copa do Mundo de Robótica reúne 45 países em João Pessoa

24 de julho de 2014 – TV Globo – Jornal Nacional

Robô fala sobre a dengue com crianças na RoboCup, em João Pessoa

24 de julho de 2014 – TV Globo Rede Paraíba

Dominando 22 línguas, robôs dançam Michael Jackson, PSY e podem revolucionar educação

22 de julho de 2014 – Portal Correio – UOL

Robô ‘NAO’ é a estrela da RoboCup 2014

22 de julho de 2014 – Leia já

Aberta em João Pessoa a Copa Mundial de Robótica

21 de julho de 2014 – João Pessoa – Paraíba

Público poderá acompanhar últimos preparativos para a RoboCup

19 de julho de 2014 – G1 – Paraíba

Estudantes da rede municipal participam de 1ª aula prática com robôs humanoides

15 de julho 2014 – Recife

Professores têm primeira formação com robôs humanoides

15 de julho 2014 – Recife

Robô “xavequeiro” conquista o coração de Sabrina Sato

12 de julho 2014 – Programa da Sabrina – Rede Record

NAO no programa Mais Você – Rede Globo

19 de junho de 2014 – Rede Globo – Programa Mais Você

Ana Maria mostra robô denominado NAO

19 de junho de 2014 – Rede Globo – Programa Mais Você

NAO na Universidade de Brasília

junho 2014 – UNB – Brasília

Robôs em clima de Copa disputam partida de futebol no Recife

12 de junho 2014 – Recife

Em clima de Copa do Mundo, alunos se divertem com futebol de robôs

11 de junho 2014 – Pernambuco

Robôs disputam partida de futebol no Recife

12 de junho 2014 – Recife

Campus Party Recife confirma palestra robôs que jogam futebol

maio 2014

Em Recife Robôs serão usados nas escolas

maio 2014

Robô ensina português e matemática nas escolas municipais de Recife

maio 2014 – Recife

RoboCup Brasil vai ser realizada em julho e terá disputa de futebol entre robôs

março 2014

Prefeitura do Recife lança Programa Robótica na Escola

fev/2014

Visita do Futuro na Casa Ronald RJ

08 de novembro de 2013 – Casa Ronald RJ

Universidade no Amazonas utilizará robô humanoide em pesquisas

29 de outubro de 2013 – TV Globo Rede Amazônica

Robô humanoide faz apresentação para crianças do Lar de Maria

08 de maio de 2013 – Capital Teresina

NAO visita Casa Ronald McDonald

14 de novembro 2012 – Casa Ronald McDonald

Pesquisa do ICMC reproduz gestos humanos em robôs

13 de setembro de 2012 – USP São Carlos

Sucesso em novela, ‘Zariguim’ é ‘professor’ em escola de Santos

28 de junho de 2012 – Globo.com

Estudantes de Engenharia de Manaus interagem com Humanóide

25 de junho de 2012 – Conferenciamanaus.wordpress.com

Enetec reúne apaixonados por tecnologia e educação

21 de outubro de 2011 -ifronteira

3º Enetec acontece hoje na Unoeste

21 de outubro de 2011 – Oeste Notícias

Robô de “Morde e Assopra” é atração do Enetec

10 de outubro de 2011 – ifronteira

TV Globo/SPTV

 

Seminário Internacional de Tecnologia para Megaeventos é encerrado com público emocionado e surpresas

Secopa